Combustível derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos. É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico.
O Óleo Diesel é utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo Diesel) empregados nas mais diversas aplicações, tais como: automóveis, furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicações estacionárias (geradores elétricos, por exemplo). A Petrobras produz o Óleo Diesel e atende a maior parte da demanda no País, sempre preocupada em atender às necessidades dos consumidores, a Petrobrás busca garantir o melhor desempenho dos motores através de um produto de alta qualidade, e ainda busca reduzir o nível de emissão de composto de enxofre, de materiais particulados e odores para atmosfera.
A Petrox distribui dois tipos de Óleo Diesel: o metropolitano e o interior. O metropolitano, com menor teor de enxofre, é consumido em regiões que necessitam de um Óleo com menor emissão de material particulado e que produza ganho ambiental. O Diesel interior é consumido nas demais regiões do País. Dentro desses dois tipos existem ainda os seguintes subtipos: Óleo Diesel aditivado e Óleo Diesel Comum.
O Óleo Diesel Comum, é o Óleo Diesel mais simples, não recebe nenhum tipo de aditivo, possui uma coloração amarelada ou alaranjada. O Óleo Diesel Aditivado, difere do Óleo Diesel comum pela presença de aditivos detergentes/dispersantes, anti-espumante, anti-corrosivo e desemulsificante com as seguintes funções:
- Detergentes/Dispersantes = Manter o motor limpo;
- Anti-espumante = Evitar a formação de espuma durante o abastecimento;
- Anti-corrosivo = Evitar a formação de ferrugem;
- Demulsificantes = Ajudar na separação de água Óleo Diesel.